O que preciso para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF) é um dos bancos mais famosos do país. Ela oferece diversos benefícios aos seus clientes, principalmente aos que são empreendedores e possuem uma conta ativa e com movimentação frequente. 

Sabendo disso, abrir uma conta nesse banco é algo que pode ser bastante útil no dia a dia, já que, além dos benefícios concedidos, há diversas agências espalhadas pelo país.

Para te ajudar, informaremos aqui o que é preciso para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, esse banco tão acessível a todos.

Acompanhe abaixo!

Principais benefícios de abrir uma conta na Caixa Econômica Federal

Antes de saber o que é necessário para se tornar cliente desse banco, vale a pena entender quais são os principais benefícios que ele proporciona.

Dessa forma, você consegue analisar se as suas prioridades se encaixam com os princípios do banco e se realmente vale a pena abrir a sua conta nele.

Não é preciso ser maior de idade

Uma das grandes vantagens oferecidas por esse banco é que não é necessário ser maior de idade para se tornar um cliente ativo.

Se tratando de contas poupanças, qualquer pessoa pode se tornar um portador. Essa é uma boa opção para os pais que desejam reservar uma quantia para o futuro dos filhos, pois já podem torná-los o dono comprovado do valor a ser poupado.

Não é preciso esperar a criança completar seu primeiro ano, ou seja, os recém-nascidos também podem se tornar portadores de conta. Porém, é obrigatório que eles possuam o número de CPF, que deve ser providenciado anteriormente.

Não é preciso comprovar renda

Se você não possui uma renda mensal e não trabalha em regime CLT, também pode se tornar o portador de uma conta poupança na Caixa Econômica.

A comprovação de renda não é necessária, sendo que você só precisa apresentar seus documentos pessoais na hora da abertura.

Porém o ideal é que você não tenha o nome sujo, para ter algum crédito aprovado junto ao banco.

Não é preciso fazer investimentos regulares

Quando se trata de abrir uma conta em banco, muitas pessoas acabam presumindo que é necessário colocar dinheiro regularmente para mantê-la ativa.

Porém, na Caixa Econômica Federal isso não acontece, não é necessário nenhum tipo de investimento.

Ou seja, se você deseja apenas abrir a conta para deixá-la como reserva e usar futuramente, pode seguir seus planos com tranquilidade.

Estrangeiros também podem abrir uma conta

Caso você não seja brasileiro, também pode solicitar a abertura de uma conta na Caixa Econômica, desde que tenha residência permanente no Brasil e já seja portador de um CPF.

Caso o cidadão ainda não possua seu Registro Nacional do Estrangeiro, conhecido como RNE, pode apresentar seu passaporte.

Como abrir uma conta na Caixa Econômica Federal

Agora que você já entendeu um pouco sobre os benefícios de se tornar um cliente desse banco, vamos aos procedimentos para você entender o que precisa para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal.

Uma grande vantagem desse banco é que o passo a passo é bem simples, evitando toda aquela burocracia que costuma envolver contas bancárias.

Sendo assim, acompanhe os procedimentos.

Encontre e separe os documentos necessários

Assim como todo processo que envolve empresas, você precisa ter em mãos alguns documentos para fazer a abertura da sua conta. Porém, essa documentação é bem básica e provavelmente você já tem tudo dentro de sua carteira. É preciso levar:

  • Documento de identificação (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência (o mais recente possível, de preferência referente a algum dos três últimos meses).

Vale ressaltar que todos os documentos devem ser levados em suas vias originais. As cópias não são aceitas e implicarão na não conclusão do procedimento.

Escolha a sua agência

Muitas vezes, principalmente se você mora em uma cidade maior, a Caixa Econômica possui mais de uma agência no município.

Sendo assim, você precisa escolher aquele polo que é mais viável para você, seja por estar no centro ou por ser mais próximo de sua residência.

Vale ressaltar que depois que a conta está aberta, você pode realizar a maioria dos procedimentos em qualquer uma das sedes.

Porém, alguns processos específicos, só poderão ser solicitados naquela que você escolheu inicialmente.

Vá até a agência para a abertura da conta

Esse é o último dos passos para você entender o que precisa para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal. Sendo assim, munido de seus documentos, faça a sua visita.

O horário de trabalho do banco em todas as regiões é das 9 horas da manhã até as 15 horas da tarde. Vale ressaltar que em algumas épocas do ano a movimentação é bem maior, o que, por sua vez, consequentemente resulta em filas.

Sendo assim, tente chegar alguns minutos antes para garantir seu lugar não ficar muito tempo esperando.

Além disso, também é importante dizer que você pode abrir sua conta mesmo que seu nome esteja negativado devido a não pagamentos em outros estabelecimentos comerciais.

Porém, a abertura estará sujeita a uma análise, que pode demorar alguns dias para ser concluída.

Opções de contas oferecidas pela Caixa Econômica Federal

Agora que você já entendeu o que precisa para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, vale conhecer também quais são as opções de conta que esse banco oferece aos seus clientes. Acompanhe!

Conta corrente

A conta corrente é ideal para quem está buscando praticidade e facilidade para o seu dia a dia. Com ela, você pode efetuar saques, receber depósitos, obter empréstimos e inclusive realizar aplicações.

Conta salário

Ideal para aqueles que começam a trabalhar em uma empresa que exige uma conta na caixa econômica federal para os depósitos de salário.

A conta salário não oferece muitos benefícios, mas possui a grande vantagem de não cobrar nenhuma tarifa.

Conta Poupança

A poupança é uma das mais famosas e conhecidas pelos brasileiros. Ela já é usada há muito tempo para ajudar aqueles que desejam poupar dinheiro e, para isso, preferem deixá-lo em um banco.

Além disso, a conta poupança oferece alguns rendimentos que, por mais que não sejam de grande porcentagem, encantam aqueles que escolhem essa modalidade.

Além desses modelos citados, a caixa ainda oferece a opção mais simples de alguns, como a conta “Poupança Caixa Fácil” e a “Conta Caixa Fácil”.

Ou seja, tem opção para todas as prioridades e objetivos!

Aplicativo móvel da Caixa Econômica

Depois de entender o que precisa para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, vale entender um pouco sobre o aplicativo móvel, uma comodidade oferecida pelo banco e que vai facilitar bastante a sua vida.

O aplicativo da Caixa pode ser utilizado por todos os tipos de clientes, ou seja, não importa a opção de conta que você escolheu, pode utilizar esse benefício.

Quando você abrir a sua conta já pode solicitar a sua senha digital, que será a utilizada posteriormente no app. Com isso, torna-se possível realizar transações, pagamento de boletos, fazer depósitos, consultar saldos e até mesmo gerar o extrato de movimentação da conta.

Com isso, você tem seu banco dentro do bolso e ao seu alcance para realizar qualquer tipo de operação.

Atualmente, ter uma conta em um banco é algo fundamental para qualquer pessoa economicamente ativa. Elas facilitam o dia a dia e são muito úteis para quem precisa da comodidade de fazer transferências e pagamento de boletos sem sair de casa.

Agora que você já sabe o que precisa para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, já pode reunir seus documentos e solicitar a sua. Com toda a certeza encontrará o modelo que mais se encaixa com você e com seus objetivos financeiros!

Leave a Comment: